Quantas vezes você se pegou em uma situação de desespero com o prazo de entrega da produção apertado ou ¨estourado¨? E também quantas vezes já ouviu que não existe planejamento na produção?

O planejamento de produção é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento de uma confecção, pois é através dele que você consegue monitorar as etapas e os insumos que serão utilizados durante o processo com o objetivo de ter um bom resultado e redução de custos.

 

O que é o planejamento de produção?

O planejamento de produção é o momento em que você cria e define qual será o seu plano para produzir a demanda da empresa. Nesta etapa você realiza o levantamento da necessidade de insumos, define como será feito o controle de matéria-prima, lead time de cada produto e a avaliação da capacidade produtiva de sua empresa, fazendo com que evite desperdícios e, ao mesmo tempo, atenda as necessidades da área comercial, sempre garantindo que os processos sejam executados de forma eficaz, com o menor custo e garantindo a qualidade dos produtos.

 

Você sabe quais são os benefícios que ele traz para você e sua empresa?

Um grande benefício é o alcance de maior eficiência durante o processo produtivo. Isso porque um bom planejamento envolve informações de compras de insumos e matérias-primas, controle de produção e uma visão macro das etapas de cada processo, fazendo com que você consiga agir com mais eficiência e rapidez na solução de problemas apresentados. Lembrando que o objetivo final é sempre cumprir o cronograma estabelecido com a qualidade exigida.

Além disso, os departamentos da empresa se integram, pois o planejamento de produção ajuda a fazer com que a comunicação seja mais constante e fluída, criando um clima de colaboração entre as áreas envolvidas.

Outro grande benefício é a redução de desperdícios. Como o planejamento de produção é realizado com antecedência, envolvendo informações de compras e vendas, atende-se à demanda, utilizando e produzindo somente o que for necessário — evitando perdas de insumos e estoque de mercadorias prontas sem venda.

 

Planejamento de produção x Bloco K

Existe uma relação direta entre o Bloco K e o planejamento da produção, pois o bloco K regulamenta o estoque e o processo produtivo de uma empresa, e um bom planejamento de produção ajuda a garantir que a obrigatoriedade do Bloco K seja cumprida.

Você não pode esquecer que sua empresa precisa prestar contas a respeito das movimentações dos insumos e dos processos de produção.

O planejamento de produção é um dos grandes responsáveis pelos resultados da empresa, uma vez que, quando é elaborado de forma eficaz e assertiva, além de fornecer diversos benefícios para o negócio, garante que a obrigatoriedade fiscal seja cumprida.

 

Renata Cavaletti

https://www.linkedin.com/in/renata-junqueira-cavaletti-28000736/

TÁTIL localização

Rua Maria Eugenia, 209 – 1º andar -
Tatuapé - São Paulo - 03081-030


11 2225-3638 / 96080-5300 
contato@tatilinovacao.com.br

Apoio ao desenvolvimento

A Tátil Inovação quer contribuir ativamente para o fortalecimento e a segurança das empresas da indústria e comércio de confecção. Para isso, está apoiada no relacionamento com organizações que visam o amadurecimento de características empreendedoras e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, para torná-las sustentáveis, inovadoras e internacionalmente competitivas.